sábado, 17 de novembro de 2012

Neste domingo: "Cuíca de Santo Amaro" e 'Mário Gusmão - O Anjo Negro da Bahia"


“Cuíca de Santo Amaro”, documentário baiano realizado pelos diretores Joel de Almeida e Josias Pires, será exibido neste domingo, às 19 horas, no Forte da Capoeira, no Barbalho. A exibição faz parte da programação do Bahia Afro Film Festival, festival de cinema afro, que acontece em Salvador, até o dia 21 de novembro. Os diretores estarão presentes para conversa com o público, após a sessão.

O filme retrata um dos personagens mais populares da Bahia, o Cuíca de Santo Amaro, considerado por Jorge Amado o “Trovador da Bahia”.  Ele produzia livros de histórias (posteriormente conhecidos como Cordeis) para noticiar fatos de modo escandaloso, reflexivo e divertido. Os temas são aqueles da condição humana: mortes, sexo, política, carestia da vida.  Obtém informações perigosas – crimes, escândalos sexuais e políticos – anuncia a notícia, adiantando alguns detalhes, e espera para ver a reação dos interessados. Se for procurado em tempo hábil, vende toda a edição para uma só pessoa. Caso contrário, sai pelas ruas mercando os versos. 
Além de "Cuíca", integra a programação deste domingo o filme "Mário Gusmão - O Anjo Negro da Bahia", de Elson Rosário. Com depoimentos de Carlos Petrovich, Nilda Spencer, Oscar Santana, Orlando Senna, Deolindo Checcucci, Paloma Rocha, Carmen Paternostro, Vovô do Ilê, Jefferson Bacelar, Jackson Costa, Carlinhos Brown e Carlos Betão, o filme retrata a vida e a obra do ator Mário Gusmão em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário