Programação do V BAFF


20/12/2013 ás 17:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Jardim Beleleu, Ari Candido Fernandes
15` COR
Sinopse: Assaltado num ônibus, Itamar perde o salário do mês. Um dia, avista um dos assaltantes e o persegue. Só que as balas não saem de seu revólver.

Cruz E Souza - O Poeta Do Desterro, de Sílvio Back
86`, COR
Sinopse: Reinvenção da vida, obra e morte do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 "estrofes visuais", o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis até seu emparedamento social, racial, intelectual e trágico no Rio de Janeiro.


Anjo de Chocolate, de Clementino Junior
83`, COR
Sinopse: Sonya Silva é cobradora de ônibus da linha 125 (Central/Gen. Osório). Nascida no Morro do Escondidinho (Rio Comprido), ex-bancária, ex-vendedora de quentinha, quer ser escritora de livros infantis. Sua história mudou a partir do momento em que seu trabalho foi divulgado em vários programas de TV. O documentário é o registro de quase uma década sobre a vida desta mulher e, sobretudo, a superação das batalhas travadas em sua vida pessoal, profissional e editorial para se firmar como escritora. “Anjo de Chocolate” é o 10°filme do até então curta-metragista Clementino Junior, profissional que há 20 anos passa por diversas funções dentro da atividade audiovisual


20/12/2013 ás 19:00 – Sala Alexandre Robato
Vídeo apresentação do V BAFF
O Corneteiro Lopes, Lázaro Fárias
21´, COR
Sinopse: A cidade de Salvador sitiada pelas tropas brasileiras enfrenta uma batalha que pode definir a independência do Brasil.


Mandiga em Manhattan, de Lazaro Faria
53`COR
Sinopse: O documentário Mandinga em Manhattan retrata a expansão da capoeira pelo mundo e tem como protagonistas os maiores mestres ainda em atividade.


O Grande Tambor, de Sergio de Valentim e Gustavo Turk
116` COR
Sinopse: O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua Matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo do sul da Bahia.


21/12/2013 ás 17:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Black Berlim, de Sabrina Fidalgo
13`, COR
Sinopse: Nelson, um jovem estudante brasileiro em Berlim, passa a encontrar com frequência Maria, uma imigrante ilegal do Senegal. Embora a ignore, sua presença faz com que ele comece a ter visões de personagens estereotipados, que o remetem a um passado que ele prefere esquecer.

Pastinha, Uma Vida pela Capoeira, de Antônio Carlos Muricy
52`COR
Nesse documentário, filmado no Rio de Janeiro, em Salvador e Nova York e ilustrado por fotos de David Zingg e Pierre Verger e desenhos do próprio Mestre Pastinha, o realizador Antonio Carlos Muricy narra a trajetória de um dos mais importantes capoeiristas brasileiros. Resultado de 5 anos de trabalho, esse filme constitui uma oportunidade rara em conhecer os fundamentos e a história da legendária Capoeira de Angola e seu mestre maior, Pastinha. Após a exibição do filme, haverá ume apresentação de Capoeira com o Professor Saudade e seu grupo de alunos do projeto Gingando pela Paz/VivaRio.

Trampolim do Forte, de João Rodrigo Mattos
90`, COR
Sinopse: A vida nas ruas não está fácil e Felizardo, 11 anos, precisa vender seus picolés para ajudar a mãe. Num desses dias, ele cruza com Fuleirinho e sua turma. Ele se vę entăo numa encruzilhada entre o bem e o mal e terá que tomar uma decisão. Déo, 12, é um mestre dos saltos no trampolim. Contudo, em casa as coisas não estăo nada bem e ele acaba por envolver-se numa trama perigosa, envolvendo seus amigos, a bela Tetéia e o temível Verdadeiro Tadeu, o Rei das Criancinhas.                 

21/12/2013 ás 19:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Nego Fugido, de Cláudio Marques e Marília Hughes
10`, COR
Sinopse: Brinquedo de nego forro fugido é abrir roda pra mostrar que tudo é caça e caçador.

Benguelê, de Helena Martinho da Rocha
80`, COR
Sinopse: Traça um panorama das origens negras da cultura brasileira. Em especial, da influência musical. Para isto, percorre caminhos como o da criação do samba, homenageando, entre outros, Clementina de Jesus. A mesma, em 1964, cantou a música “Benguelê”, criada por Pixinguinha e Gastão Viana em 1946. Sinônimo também de “saudades de Benguela”, porto angolano de onde saíram os escravos trazidos ao Brasil.

Antonio Conselheiro " O Dramaturgo do Sertão ", de José Walter Lima
86` COR
Sinopse: O filme retrata um acontecimento social de grande importância na história do Brasil: a guerra de Canudos e o massacre de mais de 25 mil pessoas que resistiram a três batalhas com o exército republicano antes de serem derrotados. Para tanto, a narrativa acompanha a saga de Antônio Conselheiro combinando documentário, ficção e animação numa produção que valoriza elementos poéticos, reflexivos e imagéticos.


22/12/2013 ás 17:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Sou, de Andreia Vigo
25`, COR
Sinopse: O documentário SOU, registro histórico poético sobre a identidade afro-gaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta Oliveira Silveira, um dos idealizadores do 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra).

A Cidade das Mulheres, de Lazaro Faria
60`, COR
Sinopse: O filme, que tem como protagonista Mãe Stella de Oxóssi, a ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, é uma homenagem à antropóloga americana judia Ruth Landes (falecida em 1991) autora de "The city of women" (A Cidade das Mulheres), escrito em 1939, pontuando a vida digna e verdadeira das mulheres de terreiro da Bahia conhecidas por mulheres do partido alto.




22/12/2013 ás 19:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Baile do Carmo, de Shaynna Pidori
13`, COR
Sinopse: Considerado a mais sólida manifestação da cultura negra no município de Araraquara - SP, o Baile do Carmo é um símbolo de resistência e celebra a identidade deste grupo étnico. Através dos relatos de pessoas envolvidas com o evento, organizadores e participantes, a produção resgata a importância que esta tradicional festa possui para as gerações passadas e atuais.
Jardim das folhas sagradas, de Pola Ribeiro
90`COR
Sinopse: Salvador. A expansão imobiliária da cidade, decorrente de sua modernização, faz com que o candomblé, tradicional religião afro-brasileira ligada à natureza, seja afetada. A causa é que o candomblé pede a existência de lugares amplos e naturais, para a realização de sua liturgia. É neste contexto que Miguel Bonfim (Antônio Godi), um ex-bancário que é filho de uma yalorixá e um jornalista de esquerda, decide criar o Jardim das Folhas Sagradas. Sem conseguir um local na cidade, ele decide montá-lo na periferia. Por questionar o sacrifício de animais, Bonfim resolve fazer um terreiro modernizado e descaracterizado. Só que esta decisão lhe traz graves consequências

23/12/2013 ás 17:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Glauber Rocha em Defesa do Cinema Brasileiro, Roque Araújo
100`COR
Sinopse: O documentário retrata a visão de Glauber Rocha diante de temas como a religião, política, o cinema brasileiro, os erros e acertos do Cinema Novo e traz imagens inéditas do cineasta em momentos íntimos. Mesclando cenas de filmes, áudios, gravações de programas que não foram ao ar.
O Mágico e o Delegado, de Oscar Santana
103`, COR
Sinopse: O mágico Dom Velasquez e sua partner Paloma chegam a uma pequena cidade do Recôncavo Baiano para uma série de espetáculos. A estréia é frustrada pela prepotência do delegado. Paloma, comovida, sugere ao seu parceiro que faça uma mágica que traga fartura onde há tanta miséria. O efeito é surpreendente, mas dura pouco, causando revolta ao povo.



23/12/2013 ás 19:00 – Sala Alexandre Robato

Vídeo apresentação do V BAFF

Cuica de Santo Amaro, de Josias Pires e Joel de Almeida
52`, COR
Sinopse: No documentário, a mítica figura de cordelista Cuíca de Santo Amaro é retratada. Lenda na capital baiana, palco de suas andanças entre as décadas de 1940 e 1960, Cuíca bradava contra a hipocrisia e o pudor, revelando em praça pública segredos de alcova e trapaças de ricos marreteiros

Samba Riachão, de Jorge Alfredo
80`COR
Sinopse: Aos 80 anos de idade Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário