quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Em Primeira mão!!!


O V BAFF - Bahia Afro Film Festival, estará apresentando mais uma vez obras voltadas ao cinema, afrodescendentes, dando oportunidade. a novos cineastas mostrarem seus projetos e presenteando o público com exibições livres.

Aqui no blog você poderá está por dentro e conferir alguns desses filmes.

SARRAOUNIA


Sinopse - Em uma aldeia da África, velho confia sua filha Sarraounia a um amigo. Com este pai adotivo, ela aprende o manejo das armas, as verdades da vida e como se comunicar com os espíritos. Quando se torna mulher, ela assume a liderança dos Aznas. Rainha, ela não procura dominar, mas luta pela independência e pela paz.


Gênero: Drama
Direção: Med Hondo
Roteiro: Abdoul War, Abdoulaye Mamani, Med Hondo
Martinho da Vila, Paris 77

Sinopse: O filme é um depoimento do cantor, bem extrovertido, com amigos, pelos bairros e bares parisienses. Neste ano o cantor fazia sucesso em Paris.


Gênero: Documentário
Diretor: Ari Candido Fernandes
Duração: 10 min


Pastinha, Uma Vida pela Capoeira

Sinopse: Nesse documentário, filmado no Rio de Janeiro, em Salvador e Nova York e ilustrado por fotos de David Zingg e Pierre Verger e desenhos do próprio Mestre Pastinha, o realizador Antonio Carlos Muricy narra a trajetória de um dos mais importantes capoeiristas brasileiros. Resultado de 5 anos de trabalho, esse filme constitui uma oportunidade rara em conhecer os fundamentos e a história da legendária Capoeira de Angola e seu mestre maior, Pastinha. Após a exibição do filme, haverá ume apresentação de Capoeira com o Professor Saudade e seu grupo de alunos do projeto Gingando pela Paz/VivaRio.


Ano produção     1998
Duração    52 minutos
Gênero    Documentário


SOU


Sinopse: O documentário SOU, registro histórico poético sobre a identidade afro-gaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta Oliveira Silveira, um dos idealizadores do 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra).


SOU, documentário, 26min, 2010.


Nego Fugido


Sinopse: Dois jovens artistas partem para conhecer um antigo ritual que revive a fuga dos escravos, no interior do Brasil. Lá, eles se envolvem com a celebração de uma forma inesperada!


direção | Cláudio Marques e Marília Hughes, fotografia | Nicolas Hallet, roteiro, montagem e produção executiva | Cláudio Marques assistente de roteiro e montagem | Marília Hughes elenco | Paula Beatriz Carneiro, Léo França, Judevaldo "Tico" dos Santos, som direto | Simone Dourado, direção de produção | Vanessa Salles, Produção Local | Monilson dos Santos
Brasil, 2009, 16 min


Pureza Proibida



Sinopse: É um filme brasileiro de 1974 dirigido por Alfredo Sternheim, baseado na peça A Branca e o Negro, de Monah Delacy. A atriz Rossana Guessa também assina a produção, por meio de sua empresa, a RG Produções.
O filme conta a história de uma garota que é deixada ainda bebê num convento. Criada por freiras, torna-se noviça. Numa missão religiosa ao litoral, apaixona-se por um pescador negro que freqüenta terreiro de macumba.


Direção: Alfredo Sternheim
Roteiro: Monah Delacy
Gênero:drama


Noitada do Samba


Sinopse: 1971. O Brasil vivia a ditadura militar. No Rio de Janeiro, Jorge Coutinho e Leonides Bayer, iniciavam no Teatro Opinião, A Noitada de Samba. Traziam pela primeira vez, com regularidade para a zona sul, compositores e intérpretes dos morros e da periferia. Foram 617 espetáculos em 13 anos, transformando aquele endereço (rua Siqueira Campos, 143) em foco de resistência política e cultural. O filme conta esta história através de depoimentos de Alcione, Beth Carvalho, Dona Yvone Lara, Eliana Pittman, Elton Medeiros, Gilberto Braga, Martinho da Vila, Maurício Sherman, e outros.


Diretor: Cély Leal
Ano de Produção: 2010
País: Brasil
Duração: 75


O Moleque


Sinopse: Garoto pobre e negro, filho da melhor lavadeira da região, tem como único amigo de pescaria, Pedrinho. NO entanto uma coisa o aborrece profundamente.


Gênero: Ficção
Diretor: Ari Candido Fernandes
Duração: 13 min


Rito do Ismael Vivo


Sinopse: A vida do bailarino negro Ismael Ivo, suas performances, depoimentos sobre a dança e as dificuldades sociais para quem vem de classe social mais pobre e supera obstáculos em sua profissão, até ficar famoso em todo o mundo.


Documentário.
Diretor: Ari Candido Fernandes.
Elenco: Ismael Ivo, Mara Borba.
Duração: 12 min. Ano: 2003.




Lamento Paulista

Sinopse: São Paulo, segunda maior cidade da América Latina, para muitos, a locomotiva do Brasil. Terra de trabalho, dinheiro, pluralidade e desigualdade social. Sua gente joga capoeira, lamenta e conta aquela história que não está nos livros de escola. Sua gente expressa naquele que é um dos mais rebuscados gêneros da música popular brasileira: o choro. Pixinguinha, carioca e brasileiro, homenageia o Pagão em composição que leva esse nome. O paulista Laércio de Freitas interpreta a obra do imortal compositor em solo de piano e explica "o Pagão é o sem nome". Na mesma época em que realizamos essa gravação, maio de 2006, após ataques do PCC a Policia Militar paulista mata em 8 dias mais de 400 suspeitos, anônimos e executados. Carlos Reichenbach, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, reflete: "vivemos o ‘fim das utopias’, o que é a definição mais reacionária que surgiu nos últimos tempos".


Diretor: Pedro Dantas
Duração: 23min
Roteiro: Pedro Dantas
Produção: Sussuarana Filmes


Orixás da Bahia


Sinopse: O documentário Orixás da Bahia apresenta ao público dez orixás de origem Yourubá e que teve supervisão da Mãe Stella de Oxóssi.


Direção: Lazáro Fárias
Duração: 40 minutos
Gênero: documentário


O Grande Tambor


Sinopse: O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua Matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo do sul da Bahia.
Direção: Sergio de Valentim e Gustavo Turk
Duração: 119 minutos
Gênero: Documentário


Mumbi7

Sinopse: Depois de partcipar de um importante festival de cinema, a jovem cineasta Mumbi não consegue conceber sua próxima obra. A recordação de obras marcantes do cinema brasileiro relaciona seu processo criativo.
Direção: Viviane Ferreira
Duração: 7´
Gênero: Experimental


Mandiga em Manhattan


Sinopse: O documentário Mandinga em Manhattan retrata a expansão da capoeira pelo mundo e tem como protagonistas os maiores mestres ainda em atividade. Dividido em três momentos, o filme narra a história da capoeira, com relatos dos Mestres João Grande e João Pequeno, e mostra o movimento de saída dos capoeiristas brasileiros para o exterior na década de 80, época em que a capoeira se espalhou pelo mundo. Hoje, a arte está presente em mais de 150 países


Ano: 2006
Gênero: documentário
Direção: Lázaro Faria
Duração: 55 min.

Anjo de Chocolate


Sinopse: Sonya Silva é cobradora de ônibus da linha 125 (Central/Gen. Osório). Nascida no Morro do Escondidinho (Rio Comprido), ex-bancária, ex-vendedora de quentinha, quer ser escritora de livros infantis. Sua história mudou a partir do momento em que seu trabalho foi divulgado em vários programas de TV.
O documentário é o registro de quase uma década sobre a vida desta mulher e, sobretudo, a superação das batalhas travadas em sua vida pessoal, profissional e editorial para se firmar como escritora.


Direção: Clementino Junior
Duração: 83 minutos
Gênero: Documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário